Erros mais Comuns na emissão do CF-e:



 O Sistema funciona em rede? Como devo proceder?

==> Sim, para que isso proceda conforme abaixo:

Considerações:

Servidor: Computador normalmente com a melhor configuração que será acessada por outros computadores para rodar o sistema e outros aplicativos.

Estação: Computador(es) que acessam o servidor para rodar um ou mais programas/softwares

Certifique-se que a rede de computadores da sua empresa está em perfeito funcionamento.

  • Escolha um computador com a melhor configuração para que seja o "servidor" do SISTEMA e instale o programa.
  • A pasta onde foi instalado o SISTEMA será o servidor e deverá estar compartilhado com "acesso completo" e sem o uso de senhas.
  • Após a escolha do servidor, nas "estações"  vá até o ícone Meu Computador - Meus locais de rede e localize o servidor, localize a pasta SISTEMAS no servidor, dentro dela localize o ícone do sistema click com o direito do mouse e no pequeno menu escolha enviar para área de trabalho, feche tudo e o sistema já está instalado na estação.

>> Ou se preferir, chame um Técnico.



Como devo proceder para alterar o logo para minha empresa na impressão dos pedidos de venda\Crachá funcional ?

==> Abaixo dicas de como alterar para a logomarca da sua empresa.

Considerações:

A logomarca modelo está salva preferencialmente na sub-pasta [IMAGES] que fica dentro da pasta [SISTEMAS] (NO SERVIDOR DO SISTEMA).

Para uma melhor visualização o formato da mesma deve ser em BMP .

A tamanho ideal para a logomarca é de 480x72 PIXELS, podendo ser alterada no PAINT do windows, ou em seu editor de imagens preferido.

  • Com o sistema em execução clique no menu [Manutenções] > [Editar a Logomarca da Empresa] ou [Editar a imagem do Desktop do Sistema].
  • Altere a imagem para sua logomarca. Ao logar novamente o sistema reconhecerá a alteração na imagem do DESKTOP. Quanto a Logomarca da Empresa para pedidos e crachá o sistema reconhece imediatamente.
  • Para um melhor entendimento, clique aqui.



Como fazer o BACKUP dos arquivos ?

 ==> Para efetuar o backup, acesse o menu [MANUTEÇÕES] > [BACKUP]. Saiba mais > clique aqui.

Recomendamos efetuar duas cópias de backup para garantir o salvamento do seu banco de dados. As cópias podem ser feitas para um Computador da rede, Pen Drive, Nuvem, CD ou onde convir.



Como devo proceder para adicionar usuários e dar-lhes nível de acesso ao sistema.

==> Para criar um novo usuário e seus níveos de permissão acesse o menu [CADASTROS] > [SENHAS] >> [MANUTENÇÃO DO CADASTRO DE USUÁRIOS]; 

Você passará a incluir os módulos que você deseja que seu funcionário possa acessar com as devidas restrições

  • Note que um menu deve ser dado acesso com 5 - Supervisor ou seja não existe menu com acesso cadastrar ou alterar, ou o funcionário poderá ou não acessar o menu
  • Veja também que você poderá alterar um nível de acesso para um módulo já cadastrado
  • Poderá deletar um módulo ou todos os módulos de um funcionário.
  • Para uma explicação detalhada, clique aqui.


Onde é e qual a maneira correta de incluir a movimentação das mercadorias no estoque: No cadastro de produtos ou no menu Estoque (entradas ou entradas por produção, ajuste de estoque) ?

Após o cadastro da mercadoria o campo quantidade do ESTOQUE fica liberado (isso no primeiro acesso ao sistema, na opção de módulos do usuário essa liberdade pode ser retirada) podendo ser informado ali a quantidade inicial de estoque (isso é recomendado apenas para quem não efetuará um controle de estoque mais rígido). Temos 2 formas consideradas CORRETAS: 

  • A primeira é clicando no botão ESTOQUE na janela de cadastro de produtos (MENU CADASTRO --> MERCADORIAS --> CADASTRO COM CONSULTA SIMPLES) ou ;
  • Através do menu Estoque, COMPRAS, onde poderá ser efetuado um pedido de compra e na sua baixa lançar no ESTOQUE e FINANCEIRO, ou ainda através das opções INCLUIR ESTOQUE e BAIXAR ESTOQUE (essa deve ser utilizada para baixas manuais uma vez que na venda dos Produtos o sistema baixa ou não o estoque Conforme sua escolha no cadastro do produto.
  • A entrada por produção funcionará quando no cadastro de  com Matéria Prima, ou seja, quando é efetuado a Entrada de Produto acabado, é feita a Saída da Matéria Prima que o compõem.


Após meu computador ter tido um problema ou ser formatado, voltei a pasta SISTEMAS para meu MICRO ou SERVIDOR do sistema, acontece que sempre que vou acessar o  sistema dá a seguinte mensagem CÓPIA PIRATA, como faço pra resolver esse problema ?

==> Isto ocorrerá por dois motivos, o primeiro será por troca do sistema operacional EX: winXP para Win7, etc..., e a segunda pode ocorrer por formatação do micro que acessava o sistema. Nesse caso você terá que entrar em contato com nosso suporte técnico para habilitar o acesso ao terminal ou servidor novamente.



Efetuei o download  só que ele pede uma senha para acesso.
Qual é a senha?



Etiqueta para Caixa de Transporte

Quando a N.F. não tem volume não sai a etiqueta ?

==> ISSO MESMO, VOCÊ DEVE MENCIONAR A QUANTIDADE DE VOLUMES NA EMISSÃO DA NOTA FISCAL E O SISTEMA NUMERARA AUTOMATICAMENTE AS ETIQUETAS.



Impressão com o LOGO da EMPRESA não tem os dados como por ex: endereço, telefone, CGC etc,,

==> ISSO VOCÊ RESOLVE DE 2 MANEIRAS: 1 - MODIFICANDO O ARQUIVO LOGO.BMP DA PASTA SISTEMAS\IMAGES, VOCÊ DA UM DUPLO CLICK NELE E EFETUAS AS MODIFICAÇÕES QUE NECESSITAR (INCLUINDO OU RETIRANDO INFORMAÇÃO) 2 - DELETA ESSE ARQUIVO, POREM O LOGO VAI SUMIR  E NO LUGAR DELE O SISTEMA PREENCHE COM OS DADOS DA PARAMETRIZAÇÃO,- FICANDO APENAS ESCRITA SEM DESENHO (LOGO)



Gostaria de saber se tem como fazer ETIQUETA de ENVELOPE para correspondência ?

==> SIM, VOCÊ PODE COLOCAR O ENVELOPE NA IMPRESSORA E IMPRIMIR DIRETAMENTE NELE, OU AINDA IMPRIMIR A ETIQUETA (ISSO FICA MAIS CARO), RECOMENDO IMPRIMIR DIRETO NO ENVELOPE, ESCOLHA A MELHOR OPÇÃO NO MENU CADASTRO --> ETIQUETAS



Em Compras preciso de decimais nas quantidades porque compramos por Kg e alguma vezes não é quantidade exata.

==> CLICK NO BOTÃO PARAMETRIZAÇÃO OU NO MENU MANUTENÇÕES CLICK EM PARAMETRIZAÇÃO, VÁ NA ABA (DIVERSOS) E MARQUE PARA FRACIONAR PREÇO.



2) Eu fiz fechamento mensal de estoque; o que significa.

==> O FECHAMENTO MENSAL GRAVA O SALDO DO ESTOQUE PARA CONSULTA FUTURA, O IDEAL E GRAVAR NO ÚLTIMO DIA DE CADA MÊS PARA VERIFICAR O SALDO DO ESTOQUE FUTURAMENTE EM UM DETERMINADO MÊS.



3) Estoque também precisa quantidade com decimais

==> CLICK NO BOTÃO PARAMETRIZAÇÃO OU NO MENU MANUTENÇÕES CLICK EM PARAMETRIZAÇÃO, VÁ NA ABA (DIVERSOS) E MARQUE PARA FRACIONAR QUANTIDADE.



4) Quando vendo não baixa o estoque automaticamente.

==> VEJA AO CRIAR UM PEDIDO ELE É UM PEDIDO ISSO NÃO SIGNIFICA DE VENDEU AINDA. PARA BAIXAR O ESTOQUE SERÁ  NECESSÁRIO IR NO MENU FATURAMENTO CRIAR O PEDIDO DE VENDA CASO NÃO TENHA UM ABERTO E EMITIR A NOTA FISCAL E PRINCIPALMENTE, NO CADASTRO DESTA MERCADORIA DEVERÁ ESTAR MARCADO A OPÇÃO "BAIXA ESTOQUE DESSA MERCADORIA".



5) Quando cadastro a mercadoria coloco custo real, salvo, mas no relatório geral, geral de estoque o custo real não aparece e devo escrever de novo abrindo o estoque.

==> VEJA SÃO 2 SITUAÇÕES O CUSTO REAL REFERE-SE AO CUSTO DA NOTA  FISCAL DE COMPRA SEM ICMS E MAIS O IPI, O CUSTO BRUTO É O VALOR FACIAL DA NOTA DE COMPRA, OU SEJA INFORME OS 2 VALORES, CASO NÃO QUEIRA INFORMAR MENOS ICMS + IPI, INFORME OS 2 VALORES COM O CUSTO FACIAL DA NOTA DE COMPRA OK.



6) Não consegui encontrar nenhuma ligação entre compras e estoque. Não deveria aumentar o estoque do material automaticamente ao digitar uma compra desse mesmo material ou devemos entrar sempre na tela de inserir estoques?

==> O SR. GERA UM PEDIDO DE COMPRA, VEJA O PRÓPRIO NOME JÁ DIZ PEDIDO E NÃO COMPREI (CERTO), O SISTEMA GRAVA ESSE PEDIDO E AGUARDA QUE O MESMO SEJA ENTREGUE DALI A UNS 5 DIAS (POR EXEMPLO) AO CHEGAR A NOTA FISCAL COM SEU PEDIDO QUE AGORA VIROU COMPRA O SR. BAIXA O PEDIDO DE COMPRA PELO MENU ESTOQUE -->COMPRAS --> BAIXA PEDIDOS OU NA TELA DE PEDIDO DE COMPRA BOTÃO BAIXAR.



7) Como integrar a balança Toleto ao sistema?

==> Existe um equipamento intermediario chamado COMUTADORA que é ligado ao PC servidor com um programa da Toledo chamado MGV 5 - Módulo Gerenciador de Vendas Toledo, esse modelo de balança não precisa mais da COMUTADORA pois o mesmo tem esse equipamento embutido nela, porém é preciso do software da Toledo o MGV5 para dar a CARGA dos produtos pessaveis a balança.
Veja a 7ª página do manual da balança // link do manual ->>
http://www.toledobrasil.com.br/files/manuais/Prix%204%20Uno%20-%20Rev%2001-06-11.pdf.



8) Como gerar carga para a balança?

==> Dependemos do MGV5 para comunicar com a balança. O sistema gera um arquivo no formato entendivel pelo MGV5 que lê esse arquivo e da a CARGA na balança, ou seja, toda vez que um preço de produto pessavel ( que sua unidade for "KG" )  uma carga deve ser gerada para a balança.



9) Como Configurar a balança para emitir a etiqueta de código de barras corretamente?

==> Exemplo de um código de barras gerado pela balança: 2000010003503, esse codigo de barras diz ao sistema o seguinte:
2 - código de barras de uma balança
000010 - código do produto
00350 - Peso 0,350 ( Trezentos e cincoenta Gramas )
3 - Digito verificador do código de barras
Ou seja, na balança tem que setar para que a mesma saia nesse formato PESO e não VALOR, por isso, tem que mudar para peso.
Outro detalhe se esse código 10 for "CEBOLA" no sistema tem que cadastrar na balança como 10 cebola tambem mais o preço do kilo, no caso do cliente não possuir rede ou não for possivel ligar a balança na rede no caso do modelo
Toledo Prix4uno. Tanto para balança Filizola como Toledo os procedimento são os mesmos. A carga na balança evita que o cliente tenha que cadastrar os itens nela.