Nota Fiscal Eletrônica - Nota Complementar

Pode ser utilizada a CFOP 5.102 para São Paulo e 6.102 se for para fora de São Paulo, com seu respectivo "Dac" a saber: 9 - IPI, 8 - ICMS, 7 - Frete - Seguro - Outras Despesas ou 6 - Subs. Tributária.

Para gerar uma nota complementar de ICMS ou IPI, basta criar um pedido com apenas um item que atenda a contição do complemento, ou seja, produto que gere ICMS ou IPI conforme o caso.  

CFOP´s de COMPLEMENTO não baixarão o estoque de produtos e não lançaram boleto no Financeiro

Serão utilizadas apenas para notas fiscais complementares. Para CFOP's de notas complementares
NÃO MARCAR a opção de Geração de Duplicatas.

  - Primeiramente cadastraremos uma nova CFOP, preenchendo o Campo DAC de acordo com o que será complementado em sua Nota Fiscal:  

Nota Fiscal de Complemento do IPI:

No menu Cadastros > Diversos > Natureza da Operação - CFOP,  cadastre com no campo DAC o número 9  para nota complementar de IPI. NÃO marcar a Opção de Gera ICMS, Subs Tributária e PIS/COFINS, APENAS o quadradinho de CALCULAR IPI.



Nota Fiscal de Complemento do ICMS:

No menu Cadastros > Diversos > Natureza da Operação - CFOP,  cadastre com no campo DAC o número 8 para nota complementar de ICMS. NÃO marcar a Opção de Calcular de IPI, Calcular PIS/COFINS, Gera Duplicata, Com Substituição?, APENAS  o quadradinho de GERA ICMS?.