Sugestão: Para cadastrar seus produtos, sugerimos que cadastre, primeiramente, os Forncedores, os Grupos e as Classificações Fiscais - NCM. Para que assim, possa atrelar cada um deles no ato do cadastro de sua mercadoria.

 

 

MENU CADASTROS

MERCADORIA -> CADASTRO COM CONSULTA SIMPLES:



Efetua a consulta de produtos de forma mais tradicional, possibilitando ainda dar total manutenção ao cadastro de Produtos.
Ao acessar essa opção aparecerá uma janela com os botões bem claros e objetivos e você verá logo abaixo todos os seus produtos listados,



1 - Atualizar - Sempre que você efetuar uma editação, eliminação, etc. clique no botão ATUALIZAR.

2 - Pesquisa -Ao clicar neste botão você abrirá várias opções para encontrar o seu produto,



Selecione há que você achar mais adequada. POR EXEMPLO : Marca,



Ao clicar em MARCA, você verá que mudará o modo de pesquisa.

3 - Novo - Para cadastrar um produto, clique no botão NOVO. Você verá uma tela, onde o cursor piscará no campo código,



caso você tenha seus produtos cadastrado em fichas de controle de estoque e possua numeração informe agora, caso não tenha numeração ou queira iniciar uma nova então deixe em branco que o sistema irá informar o número do produto no final do Cadastro. Pressione [ ENTER ] com ou sem o número da mercadoria e preencha as demais informações. Preencha o máximo de infomações possíveis pois, o sistema poderá ajudar melhor futuramente. Veja que no rodapé da janela, você terá o [F2] Grupos, [F3] Fornecedores e [F4] Classificação Fiscal.

A segunda aba, é a Adicionais,



1- Balança: só será ticada, se o produto cadastrado for pesável.
2 - Última Venda, Venda Anterior R$ e Custo Anterior R$: Serão preenchidos automáticamente, quando ocorrer a última compra.
3 - Comissão: você colocará quantos porcento (%) de comissão o vendedor ganhará com a venda desse produto.
4 - Moeda: você poderá colocar em Real ou Dolar.
5 - Série do Produto: Você poderá digitar a Série do Produto, se achar necessário.
6 - Validade do produto: Caso o produto seja perecível, você poderá digitar a data de validade ou a quantidade de dias a vencer.
7 - Baixa Automática
: Tique esta opção se achar necessário. A baixa automática ocorre quando é cancelada uma nota, com o determinado item, se este item tiver ticada esta opão, baixará Automaticamete. Caso o produto seja parte de cesta básica, marque esta opção. Poderá ticar a opção da Tabela de Desconto e/ou colocar ao lado no campo, Desc Max % no pedido, o máximo de desconto que esse produto poderá receber.
8 - Lista de Serviços:
9 - Tamanho/Cor: Nesta opção, você poderá digitar o tamanho do produto e/ou a sua cor.
10 - Estoque do Produto
: Nos Campos do Estoque do Produto, você colocará informações como, estoque, última entrada, o mínimo, o máximo, peso bruto e líquido e a validade.

A terceira aba é a Impostos,



1 - C. Fiscal/NCM - É a classificação fiscal da mercadoria, caso não tenha cadastrado ainda clique aqui e veja como cadastrar, caso já tenha cadastrado, aperte [ENTER] no campo que abribrá uma pesquisa com as Classificações cadastradas, de um duplo clique para carregar;



Você poderá pesquisar a C. Fiscal por: Código, Classificação Fiscal e Descrição.

Modalidade BC ICMS - Solicite junto a Contabilidade;

Ex I.P.I - Imposto de exceção; Solicite junto a Contabilidade;

ANP - Óleo/Combustível - Obrigação para quem trabalha com óleo e combustível - CFOP 5656.

2 - Situação Tributária - CST de Venda/CSOSN de Venda - Esta é uma parte bem delicada de ser explicada, pois depende de cada empresa, se sua empresa for Normal - Lucro Presumido, será preenchido com CST, caso seja Simples Nacional, será preenchido com CSOSN, preencha o campo do Percentual do ICMS se caso seu produto gerar ICMS, para efetuar uma venda para seu estado de origem preencha o primeiro campo "Produto para SP" (SP por exemplo), ao vender para fora do Estado para um estado que tenha Substituição, preencha o segundo "Fora de SP - [COM] Subs Trib.", caso a venda seja para fora do estado para um estado que não tenha Subs. Trib. preencha o terceiro "Produto [SEM] Subs. Trib.". Recomendamos SEMPRE deixar os 3 campos preenchidos, lembrando que a Contabilidade que passará todos esses códigos;

3 - Demais Situações Tributárias - Caso sua empresa calcule IPI, preencha o Percentual passado pela Contabilidade, senão, deixe zerado e selecione a CST do IPI passado pela contabilidade. para o PIS/COFINS a mesma coisa, caso sua empresa calcule, acrescente os percetuais e CST's passados pela Contabilidade, caso não calcule, deixe em branco e coloque as CST's passadas pela Contabilidade; No campo "Natureza da Receita (Baseada na CST de PIS/COFINS para geração do EFD - Contribuições", você irá acrestar a receita caso o produto tenha a CST do PIS/COFINS como 04, 05, 06, 07, 08 e 09.

4 - Calculos de ICMS de Venda - Esta opção é apenas se a mercadoria será vendida com Redução na base de cálculo (CST 20 por exemplo), e o percentual de redução, passado pela Contabilidade;

5 - Margem do Valor Agregado - O percentual da margem do valor agregado é um percentual de venda de produto com substituição quando o percentualfor diferente para cada estado, ou seja, cada produto tem um percentual diferenciado para cada estado que for vendido, este também passado pela contabilidade; (Veja a Imagem logo abaixo**).

6 - Mercadoria com Substituição Tributária?: Marque para produtos que tenham Substituição Tributária. Veja com seu Contador.

Lembrando que os dados acima são passados pela sua contabilidade.

Informe sempre os dados de tributação de seus produtos/mercadorias, mesmo que você não emita a Nota Fiscal através do sistema (mesmo que a sua nota ainda seja por Bloco de Notas) futuramente essas notas acabarão e você já terá cadastrado mais de 800 produtos/Mercadorias por exemplo, imagine ter que voltar para colocar alguns dados nos Produtos/mercadorias já cadastrados.

**


A quarta aba é a Impostos ll (Impostos de Importação, apenas para empresas que importam produtos e emitem nota de Importação),



Leia atentamente aos avisos na tela.

A quinta Aba é Fornecedores



Você poderá atrelar os seus Fornecedores a este cadastro. Digitando o código ou teclando [F3] para abrir a pesquisa.

A quinta e última aba é a Composição,



Digite a observação\Comentários\Composição do Produto\Ingredientes se achar necessário.

DICA:

- Comece antes do cadastro de Produtos, cadastrando primeiro os FORNECEDORES e os GRUPOS DE MERCADORIAS pois você poderá atrelalos ao cadastro de PRODUTOS para ser utilizado em por exemplo alteração da tabela de preços de suas mercadorias, emitir relatórios específicos,etc...
- Informe sempre que possível MARCA, MODELO e GRUPO (este já deve ter sido cadastrado antes do cadastro de produtos), além de alteração de preços geral (todos os produtos) você poderá alterar os preços por marca, modelo ou grupo.
- Veja a opção TABELA DE PREÇOS no MENU logo abaixo do cadastro de MERCADORIAS, para saber mais
clique aqui.

4 - Editar - Para editar, selecione o item e clique no Botão Editar,



Abrirá a mesma janela de quando cadastra um item. Você NÃO poderá editar o código do produto.

5 - Repete - Ao selecionar o produto e clicar no botão REPETE, você abrirá a janela com todas as informações já cadastradas no produto selecionado. O botão Repete serve para dar maior controle de itens com o mesmo segmento, porém, com detalhes e/ou cores diferentes.

6 - Eliminar - Para eliminar (excluir) um produto, selecione o item e clique no botão eliminar,



7 - Calculadora - Calculadora tradicional do Windows.

8 - Inclusão no Estoque - Para incluir no estoque, selecione o item e clique no botão Inclusão, aparecerá uma tela e o cursor piscará no campo código,



Digite a quantidade e as demais informações.

9 - Cadastro de Fornecedores - Atalho rápido para o cadastro de Fornecedores. Você poderá Cadastrar, Editar e Excluir.

10 - E-mail - Para enviar o preço de sua mercadoria, selecione e clique no botão E-mail. Aparecerá uma pequena janela, onde você colocará o nome do cliente e o e-mail (O cliente não precisa ser Cadastrado).



11- Baixa da Mercadoria no Estoque - Para dar baixa no estoque de uma mercadoria, selecione o item e clique no botão Baixa e em seguida aparecerá uma tela onde o cursor piscará no campo 'Quantidade,



Digite a quantidade de itens que você irá dar baixa e o motivo. Clique em Salvar.


- Para alterar o código do produto, é preciso ter um módulo cadastrado em sua senha que permite que a alteração seja feita.   Lembrando que se o produto tiver em alguma nota emitida, pode ser que alguns calculos não serão feitos corretamente em relatórios de notas emitidas e produtos vendidos, pois o sistema procura o produto pelo código cadastrado.   Se um novo produto for cadastrado com o código antigo desse produto alterado, o sistema irá tratar a o novo código como se fosse da mercadoria antiga e buscará valores e estoque de acordo com o cadastro do novo produto.

- - GTIN é Numeração Global de Item Comercial, neste campo você irá digitar o código de barras do produto. Caso o código do produto seja o código de barras, pressione [F5]. Esse código será informado na NF-e.